Sistemas de Informação e Indicadores de Gestão Estratégicos de RH's

Sistemas de Informação e Indicadores de Gestão Estratégicos de RH's

Objetivos Gerais
Este Curso tem como objetivo dotar os participantes de métodos, técnicas e instrumentos que possibilitem compreender a integração da visão, missão, objetivos, metas e estratégia, com o planeamento e controlo, utilizando os indicadores de gestão estratégicos de recursos humanos.

Objetivos Específicos
No final deste Curso os participantes saberão:
• Construir o sistema de pilotagem RH estratégica da sua Empresa
• Implementar um quadro de indicadores das políticas de gestão dos RH, do clima social, da performance da função e do contributo da função RH na criação de valor para a empresa
• Definir planos de ação de melhoria para assegurar a performance da Função Recursos Humanos. Fazer o marketing RH, apresentando às Direções operacionais o contributo na criação de valor

Destinatários
Este curso destina-se essencialmente a Diretores e Responsáveis de Recursos Humanos

Carga Horária
12 Horas

Conteúdos

1. CONSTRUIR O SISTEMA DE PILOTAGEM RH
•  Compreender a importância das políticas RH na construção da coordenação RH estratégica
•  Conceber, implementar, acompanhar e avaliar as políticas de RH
•  Definir os diferentes papéis da gestão de RH para os atores da empresa
•  Identificar as grandes famílias de indicadores a acompanhar
•  Definir os elementos de metodologia para elaborar os instrumentos de pilotagem e controlo

2. MEDIR AS EXPECTATIVAS E A SATISFAÇÃO DOS “CLIENTES” DA FUNÇÃO RH
•  Identificar os clientes e as suas expectativas relativamente à função RH
•  Definir as expectativas e os critérios de satisfação dos clientes face à função RH

3. DOTAR-SE DE UM CONJUNTO DE INDICADORES DE GESTÃO DOS RH E DO CLIMA SOCIAL
•  Para cada processo RH dotar-se de indicadores pertinentes (recrutamento, formação, mobilidade, remuneração, gestão estratégica de funções e competências…).
•  Dotar-se de indicadores de medida do clima social e riscos psicossociais.
•  Dotar-se de novos indicadores em ligação com as evoluções jurídicas e comunitárias (responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e RH, capital humano e gestão de talentos, equilíbrio carreira profissional vs vida pessoal, igualdade H/M…).

4. MEDIR A PERFORMANCE DA FUNÇÃO RH
• Conhecer os rácios relativos ao efetivo e custos da Função Recursos Humanos
• Realizar uma auditoria da performance da Função RH
• Praticar o benchmark da função RH
• Maximizar os ganhos de produtividade possíveis

5. DOTAR-SE DE INDICADORES DO CONTRIBUTO DA FUNÇÃO RH NA CRIAÇÃO DE VALOR
•  Fazer o diagnóstico estratégico da função RH e identificar os processos RH a acompanhar com prioridade
•  Dotar-se com indicadores para medir o contributo dos RH na criação de valor
•  Apoiar-se no Balanced Scorecard

6. FAZER O SEU MARKETING RH INTERNO E EXTERNO
•  Apresentar os resultados às Direções Operacionais e estratégicas
•  Estar em condições de demonstrar que a função RH é um parceiro efetivo estratégico


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